Ovi -
we cover every issue
newsletterNewsletter
subscribeSubscribe
contactContact
searchSearch
Poverty - Homeless  
Ovi Bookshop - Free Ebook
worldwide creative inspiration
Ovi Language
Michael R. Czinkota: As I See It...
WordsPlease - Inspiring the young to learn
Murray Hunter: Opportunity, Strategy and Entrepreneurship
International Red Cross and Red Crescent Movement
 
BBC News :   - 
iBite :   - 
GermanGreekEnglishSpanishFinnishFrenchItalianPortugueseSwedish
Brothers with arms Brothers with arms
by Juliana Elo
Issue 4
Print - Comment - Send to a Friend - More from this Author
DeliciousRedditFacebookDigg! StumbleUpon
Information
Other
Band of Brothers
David Frankel & Tom Hanks
2001
Esta série é uma das mais belas produções já vistas em uma tela, e dizem ser a mais realista a tratar da Segunda Guerra Mundial. É uma pena que com seus 660 minutos, seja longa demais para ser exibida nos cinemas. Band of Brothers, cuja tradução literal para o português seria Bando de irmãos, foi exibida aqui na Finlândia há cerca de dois anos atrás, mas o melhor é assistir pelos DVDs; podendo-se assistir quantos episódios seguidos quiser, uma vez que é difícil esperar pelo próximo. A série conta com episódios de 10 horas de duração, mais o documentário Nós suportamos sozinhos juntos, onde os veteranos caracterizados da série, contam suas memórias, com direito à arquivos fotos e vídeo.

Produzida pela HBO, Band of Brothers foi baseada no bestseller do historiador Stephen E. Ambrose (Band of Brothers, editora Bertrand Brasil, 394 pg) sobre a Companhia Easy, 506º Regimento de Infantaria Pára-Quedista do Exército Norte-Americano e sua missão durante a Segunda Guerra. Como eles foram recrutados, seu treinamento, e suas grandes contribuições para a libertação da Europa, do Dia D ao Dia V – nada escapa às pesquisas apuradas de Ambrose. O historiador também foi consultor em O resgate do soldado Ryan, o filme hollywoodiano de Spielberg que conta com Tom Hanks no elenco; e que moveu ambos a produzirem juntos um trabalho mais profundo sobre a Segunda Guerra, que é Band of Brothers.

Em cada episódio da série, veteranos contam suas experiências e então entra a ficção. Cada episódio conta com diferentes diretores, e traz a narrativa sob o ponto de vista de diferentes personagens. Band of Brothers nos faz mergulhar na história, sentir o eles sentiram, sofrer o que eles sofreram e refletir sobre o que deu coragem e manteve a sanidade de não mais do que meninos, de 18 a 20 anos de idade, durante a carnificina de uma guerra. A série é marcante pelo realismo das imagens e efeitos especiais discretos, mas magníficos. A trilha sonora é emocionante.

Vale a pena assistir a série e ler o livro, um não ofusca o outro. No livro há fatos que não couberam na série (até mesmo a verdadeira história do Soldado Ryan é contada). Na série pode-se ver e sentir o que o livro conta, com ricos detalhes. O roteiro apresenta algumas experiências de personagens trocadas, e alguns detalhes foram mudados no script para que funcionassem melhor na cena, mas ainda assim a série é fiel aos fatos contados no livro. Com a única exceção no 9º episódio Porque nós lutamos quando a Companhia se depara com um campo de concentração nazista; fato que não aconteceu exatamente com a Companhia Easy, mas aconteceu com muitas outras companhias em diversos lugares, e o que é contado na série é triste, mas é a pura verdade.

Band of Brothers é mais sobre amizade do que sobre lutas, mais sobre vida do que morte. E em tempos de anti-americanismo, serve para lembrar-nos do que os Estados Unidos um dia foram feitos.

   
Print - Comment - Send to a Friend - More from this Author

Comments(1)
Get it off your chest
Name:
Comment:
 (comments policy)

claudino2009-08-06 08:24:41
Não interessa quanto tempo demore o filme passa em 3 series no cineme e boa


© Copyright CHAMELEON PROJECT Tmi 2005-2008  -  Sitemap  -  Add to favourites  -  Link to Ovi
Privacy Policy  -  Contact  -  RSS Feeds  -  Search  -  Submissions  -  Subscribe  -  About Ovi